Sintomas da endometriose

Os Sintomas

Doenças e sintomas

Informações gerais sobre os sintomas da endometriose

Esta página tenta fornecer uma lista de informações de alguns dos sintomas possíveis da endometriose. Os sintomas são uma indicação de que uma pessoa pode encontrar um estado alterado de saúde, neste caso, endometriose. Estas informações sobre os sintomas foram obtidas a partir de várias fontes e podem não ser completamente precisas e não tem que ser uma lista completa dos sintomas da endometriose.

Imagen de la endometriose

Além disso, os sintomas da endometriose podem variar individualmente em cada paciente. Você deve consultar com seu médico se nota os primeiros sintomas da endometriose como só o seu médico pode fornecer um diagnóstico correto dos sintomas com precisão.

A endometriose é o crescimento anormal de células do endométrio, que são semelhantes às que formam o interior do útero, mas num local fora do útero. Células endometriais são células que são derramadas a cada mês durante a menstruação. Estas células aderem-se ao tecido fora do útero e os implantes são chamados de endometriose. Encontramos estes implantes mais comumente nos ovários, as trompas de Falópio, as superfícies exteriores dos intestinos e no útero ou no revestimento da superfície da cavidade pélvica. Também podem ser encontrados na vagina, colo do útero e da bexiga. Podemos encontrá-los na pélvis, embora com menos freqüência do que em outros lugares. Raramente, os implantes de endometriose pode desenvolver-se fora da área pélvica, por exemplo, no fígado, nos cicatrizes resultantes de cirurgias ou em torno dos pulmões ou no cérebro. Os implantes endometriais, enquanto eles podem causar problemas, são benignos (não cancerosos).

No que diz respeito ao tratamento de endometriose, as mulheres com esta doença podem ser tratadas com hormonas ou cirurgia.

Causas da endometriose

A causa da endometriose é desconhecida. Uma teoria existente suporta que o tecido endometrial é depositado em lugares incomuns, devido ao retorno do fluxo menstrual, e dentro dos tubos e da cavidade pélvica e abdominal. Isto ocorre durante a menstruação e é chamado de menstruação retrógrada. A causa da menstruação retrógrada ainda não é claro. No entanto, a menstruação retrógrada pode não ser a única causa da endometriose. Nem todas as mulheres com menstruação retrógrada em diferentes graus, desenvolvem endometriose.

Também e conhecido que podem desenvolver endometriose é que as áreas que são de órgãos pélvicos possuir células primitivas, que são capazes de crescer em outras formas de tecidos, tais como as células do endométrio. Este processo é chamado de metaplasia celômica.

É provável que a transferência directa de tecido endometrial durante a cirurgia pode ser responsável ​​para a ocorrência de implantes de endometriose, como por vezes foi observado em cicatrizes cirúrgicas, tais como cicatrizes ou episiotomia cesariana. A transferência de células do endométrio através da corrente sanguínea ou sistema linfático é a explicação mais provável para os raros casos de endometriose que se desenvolvem no cérebro e em outros órgãos distantes da pelve.

Finalmente, alguns estudos em mulheres com endometriose demonstraram alterações na resposta imune, o que pode afectar a capacidade natural do organismo de reconhecer e destruir o crescimento de tecido endometrial mal direcionada.

Os principais sintomas da endometriose

A maioria das mulheres com endometriose não apresentam sintomas. Entre as mulheres que fizeram o show, os sintomas mais comuns são dor (geralmente pélvica) e infertilidade. A dor pélvica ocorre durante ou pouco antes da menstruação e diminuiu em seguida. Algumas mulheres sentem dor durante a relação sexual (dispareunia) ou cólicas durante o sexo. Eles também podem sentir dor durante a defecação e/ou o urinar. Em alguns casos, o exame pélvico por um médico pode ser doloroso. A intensidade da dor pode mudar de mês para mês e pode variar significativamente entre as diferentes mulheres afetadas. Algumas mulheres experimentam piora progressiva dos sintomas, enquanto outros podem ter uma resolução de dor, sem sofrer qualquer tratamento.

A dor pélvica em mulheres com endometriose depende em parte onde os implantes estão localizados.

  • Os implantes mais profundos e implantes em áreas com muitas terminações nervosas podem ser mais sensíveis à dor.
  • Alguns implantes também podem produzir substâncias capazes circulantes na corrente sanguínea e causar dor passar.
  • Finalmente, a dor pode resultar da formação de cicatrizes dos implantes de endometriose. Não há qualquer relação entre a intensidade da dor e da extensão da endometriose, ou seja, o passo que é a endometriose.

A endometriose pode ser uma das razões para a infertilidade em casais saudáveis. Quando os testes são realizados para fazer avaliações infertilidade laparoscópica em alguns pacientes podem encontrar implantes endometriais. Muitas dessas pacientes podem não ter experimentado os sintomas dolorosos causados ​​pela endometriose. As razões por que a endometriose conduz à diminuição da fertilidade não são ainda totalmente claras, mas pode ser devido a fatores anatómicos e hormonais. Em presença de aderências, a endometriose pode envolver a massa de tecido ou cicatrizes dentro da pelve, o que distorce as estruturas anatômicas normais, como as trompas de Falópio, que são responsáveis ​​pelo transporte dos óvulos dos ovários. Alternativamente, a endometriose pode afectar a fertilidade através da produção de hormonas e outras substâncias que têm um efeito negativo sobre a ovulação, fertilização do ovo e/ou a implantação do embrião.

Lista dos sintomas da endometriose

A lista dos principais sintomas da endometriose, obtido a partir de várias fontes, incluindo:

Sintomas semelhantes aos da endometriose

Abaixo, você pode ver links de saúde ou doença estados que têm alguns sintomas semelhantes a os da . Clicando na imagem ou no link abaixo você vai ver mais informação sobre essas doenças ou condições de saúde e sintomas.